-
Arquitetos: Garcés - De Seta - Bonet
- Área: 167 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Adrià Goula
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo edifício foi projetado para uma única atividade: criação, uma experiência introspectiva e solitária. Isso nos levou a trabalhar o volume de modo compacto, com um exterior uniforme - camadas de isolamento e argamassa em uma expressividade contínua, estabelecendo o sentimento de familiaridade com o entorno natural. O interior é uma cavidade fluida e múltipla de concreto - um resultado direto da construção monolítica e da busca por espaços crus que sirvam à prática artística que acontece no interior.
O terreno apresenta um declive, com abundância de árvores na porção norte, e é adjacente à casa do pintor. A pequena edificação conta com o maior - 12m x 13,5m - e mais vazio estúdio que se poderia imaginar, um resultado do encontro entre o volume prismático e o terreno, gerando os espaços para a oficina de escultura e para a uma loja com as obras do pintor.
O estúdio, um espaço sem aberturas visuais, recebe sua luz através de uma grande claraboia localizada no ponto de encontro entre as quatro águas da cobertura.
Uma escadaria, posicionada lateralmente de modo a não romper a unidade do estúdio, leva ao pavimento inferior. O espaço posterior foi concebido para armazenar as obras de arte, já a porção frontal, usada como oficina de escultura, se abre completamente ao exterior através de um grande pano de vidro.
O sistema construtivo usado nesse projeto foi concebido de modo compacto, resultado na imagem final do edifício. Acima do pavimento suspenso que separa o espaço interno do contato direto com o solo, quatro empenas de concreto armado conformam o espaço interno e estabelecem a atmosfera com seu acabamento cru.
Para o isolamento térmico e resistência contra umidade, uma solução não convencional foi utilizada: os sistemas foram instalados externamente.
Uma malha impermeável especial foi instalada sobre a camada de isolamento térmico para, juntamente com as quatro águas da cobertura, impedir danos causados pela umidade.
Estruturalmente, o todo age de modo compacto e uniforme; a grande abertura no térreo faz com que a porção mais alta do edifício funcione como uma grande viga estrutural, excluindo, assim, a necessidade de qualquer sistema externo.
A vedação da grande claraboia - ligeiramente voltada para sul, recebendo, assim, mais luz natural - é feita através de esquadrias em madeira